Planejamento Estratégico

Planejamento EstraTÉgico. Como fazer?

Um bom e antecipado planejamento prepara a empresa para o período seguinte. Ele é essencial para um futuro saudável e promissor. Mas por onde começar?

A HORA É AGORA! #Conecte a sua empresa com o futuro

“O empresário precisa direcionar sua empresa para não navegar sem um norte, pois corre o risco de chegar a um lugar que não seja estratégico. O planejamento envolve olhar o futuro e tangibilizar essas mudanças no presente” – Euclides Nandes Correia, vice-presidente do Sescap-Londrina (PR).

Olhe alÉm…

Antes de pensar na sua empresa, analise o cenário em que ela está inserida. Leve em conta a economia interna e externa e a política no Brasil e no Mundo.

E, antes de mais nada, faÇa um checklist com os seguintes pontos:

  • Liste as tarefas pendentes

    Veja as coisas que estão em andamento e que precisam de solução imediata.

  • Converse com seus colaboradores

    Isso ajuda você a conhecer os pontos fracos e fortes da administração, interagir com a equipe, obter índices de desempenho e facilitar a gestão de pessoas.

  • Ouça todos os lados

    Não só colaboradores, mas clientes e fornecedores. Isso deve ser uma atitude recorrente, não apenas para fazer o planejamento.

  • Controlar é preciso

    Pense em uma forma de verificar diariamente, se possível, os processos para avaliar o retorno dos investimentos e acompanhar a performance da empresa. Isso permite traçar estratégias para aprimorar resultados, reavaliar o negócio e estabelecer novas metas.

  • Entenda sua carga tributária

    A carga tributária tem impacto direto nos resultados de qualquer empresa. Por isso, o empresário deve conhecer os tributos das suas operações e as alternativas à sua disposição.

Vamos comeÇar!

Faça uma previsão da demanda

Trata-se de uma projeção, ou seja, uma antecipação da demanda tomando diversos fatores como base (como fatores mercadológicos, financeiros e econômicos, por exemplo). A previsão de demanda é também essencial para projetar as vendas.

Defina o Planejamento EstratÉgico, TÁtico e Operacional

Planejamento Estratégico: reveja a missão, visão, valores, metas e objetivos a serem alcançados dentro do que está sendo projetado.

Planejamento Tático: defina os planos a médio prazo orientando as áreas e departamentos da empresa. É preciso detalhar quais os meios para atingir os objetivos.

Planejamento Operacional: planos focados no curto prazo, pense nos métodos, processos e sistemas a serem utilizados em 3 a 6 meses para que a organização possa alcançar os objetivos globais.

Tudo é número
Com os planos da empresa em mãos, transforme o Planejamento Estratégico, Tático e Operacional em números.

Capriche nos ensaios
Simulando diversas possibilidades de mudanças (internas ou externas) para entender os impactos que a empresa poderia sofrer. A ‘projeção de cenários’ não tenta prever o futuro, mas sim identificar fatores (variáveis) que podem se tornar reais, assim a empresa pode se preparar, criando planos de ações prévios para os cenários mais prováveis.

E É claro, se precisar de uma forcinha com as estratÉgias de comunicaÇÃo e marketing, conte com a CL3.