WhatsApp Business

É para os “contatinhos”, mas também é para negócios: WhatsApp Business

O Brasil é o segundo maior país em uso de WhatsApp: 76% dos assinantes móveis brasileiros fazem uso regular do aplicativo. Os dados são da Mobile Ecosystem Forum (MEF) e revelam que o Brasil tem seis mil usuários de mobile. Por isso, o lançamento da versão do aplicativo de mensagens direcionada a empresas promete ter um impacto direto na relação entre empresas e consumidores.

O WhatsApp já estava sendo utilizado pelas empresas para divulgar produtos, promoções, melhorar o relacionamento com o cliente, etc. Porém, com o lançamento da versão business, os profissionais poderão contar com recursos de interação com os clientes e automatização da comunicação de uma maneira mais formal do que com o WhatsApp tradicional.

O que é preciso para usar o WhatsApp Business?

Em primeiro lugar, as empresas devem ser de pequeno ou médio porte. O número de celular não pode estar vinculado a nenhuma outra conta do WhatsApp, mesmo que seja na versão comum. Ou seja, se sua empresa utiliza o WhatsApp na modalidade atual, precisará usar uma linha diferente para se cadastrar na versão Business.

Outra exigência é que para que a empresa possa entrar em contato com o cliente, é necessário que a pessoa física forneça o número de celular ou que tenha voluntariamente acionado primeiro a empresa por meio do App.

Quais são as principais vantagens?

Assim como o WhatsApp pessoal, a versão Business permite acompanhar se as mensagens lidas para determinar quais estratégias de comunicação funcionam.

Com ele, a interação com o cliente é mais fácil, uma vez que o cliente terá certeza de que está interagindo com um perfil profissional. Além de permitir o uso por meio do desktop, o que facilita o gerenciamento do perfil.

Agora, será possível acrescentar diversas informações específicas do seu negócio como por exemplo: a localização, qual é o tipo de empresa, breve descrição, site e e-mail.

Contudo, talvez a maior vantagem do WhatsApp Business é a possibilidade de deixar programadas mensagens automáticas caso recebam alguma mensagem fora do expediente. É possível inclusive incluir emojis e todas as outras funcionalidades de edição que já conhecemos. Além disso, é possível fazer o agendamento de dia e horário que a mensagem será disparada.

Aproveite! É Grátis! Pelo menos por enquanto, já que a ferramenta admitiu que no futuro pode cobrar por funções adicionais.

Aproveite a lista da CL3 com as principais exigências e vantagens do WhatsApp Business. Use-o para melhorar o relacionamento com seus clientes, gerando mais lucro.